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CEO da SITA diz que colaboração é a chave para entrega de viagem segura e fácil

As companhias aéreas e os aeroportos estão investindo para proporcionar uma viagem segura e fácil aos passageiros, com a tecnologia biométrica sendo uma prioridade fundamental. Isso está de acordo com a pesquisa divulgada hoje pelo provedor global de TI da SITA. A Air Transport TI Insights da SITA de 2018 mostra como a biometria está sendo incorporada à evolução do autoatendimento nos aeroportos do mundo. Nos próximos três anos, 77% dos aeroportos e 71% das companhias aéreas estão planejando programas importantes ou pesquisa e desenvolvimento (P&D) em gerenciamento de ID biométrico.

Barbara Dalibard, CEO da SITA, diz: “Viagens seguras e integradas são essenciais para o setor de transporte aéreo. É encorajador ver que as companhias aéreas e os aeroportos estão investindo em tecnologia biométrica para oferecer uma maneira segura e sem papel de identificar passageiros em várias etapas da jornada. Já obtivemos grande sucesso nos aeroportos em todo o mundo onde o implementamos.

Como mostra a pesquisa, a integração causa desafios e a variedade de demandas legislativas pode ser assustadora para companhias aéreas e aeroportos. Para oferecer uma experiência de passageiros interligada, todos devemos colaborar - companhias aéreas, aeroportos, governos e fornecedores do setor - e usar a tecnologia para automatizar e até mesmo eliminar processos tediosos. Nós alcançamos os melhores resultados quando trabalhamos juntos, isso tem sido mais aparente quando incorporamos a biometria segura na jornada do passageiro ”.

A SITA já oferece soluções de gerenciamento de identidade, incluindo sistemas biométricos, que eliminam a necessidade de verificações manuais. Isso melhora a experiência do passageiro ao mesmo tempo em que ajuda companhias aéreas e aeroportos em todo o mundo a atender à variedade de regulamentações dos governos e agências de fronteira. O mais comum deles é a verificação de identidade em quiosques de check-in de autoatendimento. Isso já está em uso em 41% dos aeroportos e 74% têm planos para implantar a tecnologia até o final de 2021. Portões de auto embarque usando biometria com documentação de identificação, como passaporte, também devem se tornar comuns nos próximos três anos, com 59% dos aeroportos e 63% das companhias aéreas que esperam usá-los.

A pesquisa da SITA mostra que o setor enfrenta alguns desafios para a adoção completa da biometria na verificação de identidade de passageiros. Mais de um terço das companhias aéreas citam a integração das ferramentas e tecnologias nos aeroportos e a falta de padrões para processos e tecnologias para a integração de cheques, como os principais desafios. Para os aeroportos, a situação é semelhante, embora 39% deles digam que cumprir as exigências governamentais e legislativas também é um grande desafio.

As companhias aéreas e os aeroportos também estão considerando novas tecnologias para o gerenciamento de identidade de passageiros. Um exemplo é o blockchain; 40% das companhias aéreas e 36% dos aeroportos acreditam que o principal benefício que o blockchain pode oferecer é aperfeiçoar esse processo, por exemplo, reduzindo a necessidade de várias verificações de identidade.

No geral, o investimento em tecnologia está aumentando. A pesquisa da SITA mostra que o investimento das companhias aéreas nos últimos dois anos tem sido estável, mas as previsões futuras para gastos operacionais e de capital são muito fortes em 2018, com uma previsão de 3,67% de gastos de TI em % da receita. Os gastos com aeroportos também serão fortes, com uma previsão de 5,69% da receita para este ano.

As companhias aéreas também estão investindo em novas tecnologias que lhes oferecem benefícios estratégicos e operacionais. A inteligência artificial (IA) é vista como benéfica em uma série de operações aéreas, com 84% das companhias aéreas planejando ter programas importantes ou de P&D em andamento até 2021. Isso representa um aumento de 52% na pesquisa do ano passado. Os aeroportos também estão investindo em IA, com 61% planejando um grande programa ou pesquisa e desenvolvimento nos próximos três anos, contra apenas 34% em 2017.

Enquanto as companhias aéreas e os aeroportos estão investindo em IA, seus usos são diferentes. As companhias aéreas estão analisando o potencial de usar inteligência artificial para agentes virtuais e chatbots, com 85% planejando usá-la até 2021. Cerca de 79% dos aeroportos estão usando ou planejando usar IA para análise preditiva na melhoria da eficiência operacional.

Dalibard acrescentou: “Está claro que a vontade da indústria é mudar a forma como viajamos, melhorando a eficiência e tornando a jornada dos passageiros a mais segura e perfeita possível. Isso requer um direcionamento combinado e alinhado, uma verdadeira colaboração, e a SITA está totalmente comprometida com isso ”.

A Air Transport IT Insights da SITA está bem estabelecida como a pesquisa de referência global para o setor de transporte aéreo. Mais de 180 executivos seniores de TI nas principais companhias aéreas e aeroportos, representando 39% do aeroporto global e 27% do tráfego global de passageiros de companhias aéreas, participaram da pesquisa de 2018. Os resultados de 2018, mais uma vez, fornecem uma visão clara sobre o pensamento estratégico e os desenvolvimentos de TI da indústria de transporte aéreo.

Os insights de TI de transporte aéreo da SITA 2018 foram liberados hoje e estão disponíveis aqui. Nos próximos meses, mais informações sobre os resultados serão disponibilizadas.

Fonte: https://www.segs.com.br/veiculos/137428-companhias-aereas-e-aeroportos-investem-em-biometria-para-entrega-de-jornada-integrada